Nos últimos anos, muitos estudos foram feitos sobre relacionamento, incluindo a importância da comunicação e todos mostram que ela é fundamental em qualquer relação, ainda mais hoje em dia, que os casais têm menos tempo para se relacionarem de fato, devido ao trabalho e tantas outras atividades.

O conhecimento mútuo é o primeiro passo para um relacionamento saudável e, para que isso ocorra, é necessário ter uma boa comunicação. Conhecer o universo do parceiro(a) nos permite sermos mais assertivos, porque conseguimos saber o que agrada ou desagrada o outro. Casais que se conhecem bem estão mais preparados para lidar com situações estressantes e geradoras de conflito.

Além disso, uma boa comunicação nos ajuda a conduzir da melhor forma aquelas “conversas difíceis”, que fazem parte da nossa vida, seja profissional ou pessoal. Durante este tipo de conversa, o maior problema é a falha de comunicação ou a ausência dela. Sim, ausência, porque algumas pessoas, seja para não magoar, para não se estressar ou por qualquer outra razão, evitam algumas conversas. Apesar da intenção ser boa, isso não é saudável. Adiar a conversa para quando estiverem mais calmos, tudo bem, é uma atitude sábia, mas deixar de conversar não resolve o problema.

 

Seguem os principais erros de comunicação:

  1. Não entender que uma mesma situação pode ter significados diferentes para cada um. Por exemplo: Um atraso da outra pessoa pode representar para você que ela não te respeita ou que não se importa com você, mas para ela representa apenas que perdeu a hora.
  2. Pensamento do tudo ou nada: ou a situação se resolve de um jeito (normalmente o seu) ou não tem mais solução.
  3. Generalização: Generalizar um comportamento específico, podendo ser até mesmo o comportamento de um ex. Por exemplo: “homem é tudo igual!”, “Você sempre faz isso!”.
  4. Estado absorvente de negatividade: foca só no que é negativo. Não consegue enxergar as coisas boas que o outro faz.
  5. Tirar conclusões precipitadas: Tira conclusões, tenta adivinhar o que o outro pensa.

 

Durante a conversa é importante:

  • Calma – Antes de iniciar qualquer conversa, observe se você e o(a) seu/sua parceiro(a) estão calmos. Caso ainda estejam de cabeça quente, espere até que que acalmem para iniciar a conversa.
  • Focar na solução – Não fique retomando problemas do passado, jogando “na cara” do outro coisas que ele(a) fez. Foque na solução do problema atual.
  • Auto responsabilidade – Reflita sobre a sua contribuição para chegarem a esta situação e, caso tenha sua parcela de culpa, reconheça.
  • Se coloque no lugar do lugar do outro
  • Queixe-se sem culpar – Fale de como se sente sem culpar seu parceiro(a), usando sempre a palavra “eu”. Por exemplo: No lugar de “Você só pensa no seu trabalho”, fale “Estou sentindo que não sou prioridade na sua vida”.
  • Demonstre respeito – Pense de forma positiva sobre seu parceiro(a), concentrando-se nas coisas positivas e não nas negativas.
  • Seja clara(o) sobre a sua opinião e sobre o que deseja, para que fique claro para o seu/sua parceiro(a).
  • Tracem um plano de ação juntos, para que o problema não volte a acontecer.

 

Agora, evitar que alguma situação chegue a este ponto, é um dos grandes segredos. A maior parte das discussões poderiam ser evitadas, se os casais estivessem voltados um para o outro, com respeito e amizade mútuos. Quando você se volta para o seu parceiro e o conhece bem, consegue realizar reparações, que são aqueles comentários ou atos que impedem que o(a) seu(sua) parceiro(a) se altere mais e a situação fique fora do controle. Pode ser uma piadinha (desde que caiba), um charminho, aquela forma de assumir o erro, com aquela piscadinha e uma abraço… Aquela forma de quebrar a tensão, que só vocês dois sabem.

E a comunicação falada representa uma pequena parte do que você transmite a outra pessoa. O não verbal representa a maior parte e é o prestar atenção quando a outra pessoa está te contando sobre o seu dia, é entender o ponto de vista diferente do seu, é dar o apoio emocional que ela precisa, é expor sua opinião sem atacar, é o se preocupar com o bem estar da outra pessoa e tantas outras pequenas coisas, da rotina diária.

No livro Sete princípios para o casamento dar certo, de John Gottman e Nan Silver, tem uma frase que acho perfeita é cabe para qualquer tipo de relação:

“Muitas pessoas pensam que o segredo para manter um parceiro ao seu lado é um jantar à luz de velas ou umas férias à beira-mar. Mas o verdadeiro segredo é estarem voltados um para o outro nas pequenas situações da vida diária. Um programa romântico à noite só intensifica realmente o ardor quando o casal manteve a chama acesa tendo contato nas pequeninas coisas da rotina diária.”

Entendo que este processo de mudança pode não ser fácil, mas como disse, é um processo. Passe a observar suas atitudes, inclua alguma coisa, observe qual será o resultado e assim por diante. As evidências positivas te farão continuar.

Depois me mandem depoimentos.

Até a próxima!

A Importância da Comunicação no Relacionamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende sua consulta